}

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Margarina: Benefica ou Malefica ?



A margarina surgiu através de um concurso promovido por Napoleão III em 1869. Naquela época, a França estava atravessando uma grave crise econômica e por isso, vários gêneros alimentícios estavam em falta.
Um dos alimentos que estava em falta era a manteiga, o que fez com que o governo desafiasse os cientistas a encontrar um substituto para ela.
Assim, quem inventou a margarina foi o químico Hipollyte Mergé-Mouriès, que fez uma mistura à base de sebo de boi, leite e úbere de vaca, que ficou com um tom perolizado e por isso o seu nome que vem do grego Marga Ron (que significa brancura de pérola").
A margarina foi criada no século XIX como um substituto mais barato (e mais saudavel) que a manteiga. Sua origem é do reino animal - uma mistura comprimida de sebo de vaca, leite desnatado, partes menos nobres do porco e da vaca e bicarbonato de sódio.
Seu processo atual inclui o uso de solventes de petróleo (geralmente o hexano, bem barato), ácido fosfórico, soda, resultando numa substância marrom e malcheirosa, que sofre novo tratamento com ácidos clorídrico ou sulfúrico, altas temperaturas e catalisação com níquel, que deixa o
produto parcialmente hidrogenado. Isso resulta em um produto com longo prazo de conservação, textura firme mesmo em temperatura ambiente, que não rancifica, não pega fungos nem é atacado por insetos ou roedores. Enfim, é um não-alimento.
O processo todo acaba por formar uma substância rica em um tipo particular de 
gordura chamado "trans", insólita na natureza e de efeitos nocivos ao homem. Além disso, o principal predicado da margarina é ser rica em óleos poliinsaturados, que contribuem para um grande número de doenças.                                                                                                        Interessante é saber que a  diferença entre o plástico e a margarina é de apenas UMA MOLÉCULA... Basta isso para evitar por toda a vida a margarina e tudo o que for hidrogenado (isto significa que acrescentaram hidrogénio, mudando a estrutura molecular da substância).
Você pode experimentar por si próprio. Compre uma embalagem de margarina e deixe-a aberta na sua garagem ou algum lugar sombreado.
Em poucos dias você vai notar duas coisas: nenhuma mosca (nem aquelas terríveis mosquinhas das frutas) vai chegar perto dela (isso deveria lhe dizer alguma coisa) ...Não vai apodrecer nem ficar com cheiro esquisito..Como não tem nenhum valor nutritivo, nada crescerá nela, nem mesmo aqueles microrganismos minúsculos encontrarão ali um lar para viver. Por quê? Porque é quase plástico.
O jornal O Estado de São Paulo já noticiou, em 14/11/99, que a gordura da margarina causaria mais danos à saúde que a gordura saturada (segundo o FDA, órgão americano de fiscalização de alimentos e remédios). Em uma revista Exame, também de 99, saiu um artigo um pouco mais extenso e grave alertando sobre os perigos desse produto e falando das implicações que as poderosas multinacionais americanas estavam sofrendo no próprio país por colocar no mercado 
produtos comparáveis ao cigarro em termos de periculosidade (mas que gera mais de 8 bilhões de dólares). Curioso é que a repercussão no Brasil é escassa.
A margarina pode estar relacionada a disfunções imunológicas, danos em fígado, pulmão e órgãos reprodutivos, a distúrbios digestivos, diminuição na capacidade de aprendizado e crescimento, problemas de peso, aumento no risco de câncer e, principalmente, a transtornos do metabolismo do colesterol, incremento de aterosclerose e doenças cardíacas.


23 comentários:

  1. Aff!


    Mesmo assim: eu me rendo =/

    adoro margarina.


    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Olá! Estou retribuindo sua adorável visita, agradeço as palavras carinhosas que encontrei em meu espaço. Gostei daqui, fala sobre vários assuntos diferentes, já estou fazendo parte dessa família. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por visitar meu blog! Muito interessante suas colocações pessoais e seus textos informativos! Estarei sempre por aqui!
    Abraço, Célia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Vander,

    Eu particularmente não gosto de manteiga ou margarina, mas o alerta é válido.
    Por outro lado nem fico neurótica, porque tudo faz mal, inclusive viver..rs

    Beijo meu

    ResponderExcluir
  5. nao o tenho como meu seguidor ;s
    Obrigada pelas palavras (;

    ResponderExcluir
  6. Como expressar-me depois de tamhas frases
    de beleza pura? Apenas bendigo; Lisonjeada,
    estou. Agradecida!

    RETRIBUO a visita.
    Volte sempre e;
    Seja sempre
    bem-vindo.
    Um abraço, Paz!

    ResponderExcluir
  7. como eu não sabia disso? gosto tanto de margarina, posso dizer que sou viciada em um cuscuz com margarina... gostei da postagem, e vou analisar isso muito bem.
    obrigada pelas palavras, e pelo conforto.

    ResponderExcluir
  8. Bom saber disso, vou prestar mais atenção com os alimentos que consumo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá querido!
    Eu que agradeço o carinho, é pra pessoas como vc que escrevo!

    Bjo
    Bom fim de semana!
    http://castro-pri.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Só de ler assusta...mas mais vale saber a verdade doa o que doer... é lamentável que sejamos tão enganados...engenhosamente enganados pelo que bebemos, comemos e pelo ar que respiramos...e ainda pagamos para isso... para irmos adoecendo...e a qualidade de vida ir deteriorando .... Obrigada . Abraço

    ResponderExcluir
  11. OLá! Bom texto, e bem divulgado,margarina, sabor de gordura, e ler tudo isso,fiquei a pensar,não traz nenhum benefício a saúde,não tem vitaminas e foi algo que surgiu com a falta de outro alimento, e aderimos a margarina,manteiga e muitas produtos industrializados que contém mais substâncis nocivas a saúde.Já parei para pensar...Pq existe tantas pessoas com câncer, e tenho quase certeza que vem de produtos industrializados,pois entre década de 50 e 60 quase não havia este tipo de doença.Adorei estar aqui.Muito bom seu blog.Um feliz final de semana.Abraços

    ResponderExcluir
  12. Oiii, amigo vim para informar que fiz mudanças e me encontro neste endereço:
    http://euescape.blogspot.com

    Espero sua visita.

    beijo, luz e amor!


    Sobre a postagem, sempre alerta hein? mesmo fazendo mal é meio inevitável resistir!! ;)

    ResponderExcluir
  13. Olá querido

    Muito legal teu texto.
    Dicas bem importantes.
    Obrigada pelo comentário carinhoso viu.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  14. Que bom que alguém se dispõe a dizer a verdade,precisamos conhecer para prevenir,se é que isso é possível nos dias atuais.Abraço carinhoso de leitor.:-BYJOTAN.

    ResponderExcluir
  15. Uau! Informações assustadoras.

    Obrigada pela carinhosa visita!

    Beijos no coração

    ResponderExcluir
  16. hahaha ta tudo tao poluido e contaminado neste mundo que nem os peixes
    sao salubres hoje em dia! Legal seu blog gostaria de te convidar para visitar o meu e se vc gostar poderemos nos seguir. Oque vc acha?
    Beijao

    ResponderExcluir
  17. Olá... Tudo bem?
    Espero que sim!
    Interessante essa crônica!
    Eu particularmente não gosto de margarinas... Mas aprecio uma boa manteiga no pão!rsrs
    É sempre importante sabermos do bem ou mal que os alimentos podem causar a nossa saúde!
    _________________

    Agora vou comentar o seu comentário deixado em meu blog... Não nos conhecemos, certo? As vezes as palavras e colocações podem gerar nos outros leitores do meu blog, algo que não corresponde a realidade dos fatos... Acho difícil amarmos alguém que nem se quer conhecemos...
    Você gostar do meu blog ou de algo que escrevo eu até entendo...

    Dias ricos em paz e muita inspiração para você!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Já havia lido uma vez sobre o malefício da margarina, mas o tempo passou e acabei por esquecer o quanto era ruim... obrigada pela oportunidade de ler de novo!
    Beijo GRANDE!

    ResponderExcluir
  19. Obrigada por sua visita e explicação!
    Somos inteligentes, humanos e responsáveis, isso nós faz seres também emocionais que através de palavras e escolhas de imagens acabamos transparecendo nas nossas emoções.

    Esteja certo de que o amor é o meu maior alimento nessa vida!

    Desculpa, nunca tive a intenção de afrontá-lo!

    Atenciosamente, Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Lendo e aprendendo. Pessoalmente gosto mais de manteiga, de preferencia com pão quente :)

    obrigada pela partilha
    abraço
    cvb

    ResponderExcluir
  21. Boas nformações. Não gosto de margarina e nem manteiga. Na minha casa eu nem compro.
    Boa noite!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela doçura dos comentários tá.
      Beijos!

      Excluir

# OBS. Comentário feito de forma desrespeitosa, ofensivas e anonimas serão excluídos... Desta forma sejam todos vem vindo!

SEUS COMENTÁRIOS SERA SEMPRE BEM VINDO....LEVANDO EM CONTA QUE É ATRAVÉS DOS TEUS COMENTÁRIOS QUE ESTE BLOG TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS.