}

terça-feira, 10 de abril de 2012

"PALAVRA proferida a seu tempo é como maçãs de ouro"





PALAVRA proferida a seu tempo é como maçãs de ouro em cestos de prata.” Assim disse o sábio Rei Salomão, e poucos discutiriam com ele a exatidão dessa declaração. A palavra bem-escolhida, falada na hora certa, é uma obra de arte da mesma forma que seria um lindo ornamento de prata ou de ouro. Poucos depreendem, contudo, quanto está envolvido na boa expressão e quão necessário é escolher palavras que causem o máximo de impacto no público.
As palavras são, naturalmente, usadas para transmitir informações e idéias de uma pessoa para outra, e, assim, qualquer pessoa que tenha uma mensagem a transmitir deve interessar-se em aprimorar suas faculdades de expressão. Se as pessoas a ouvirão ou não dependerá grandemente de como expressa seus pensamentos.
Bem, todos nós compreendemos que grandes obras literárias são lidas e relidas por seu público exatamente da mesma forma que grandes obras musicais são ouvidas vez após vez, e que as informações ficam assim inculcadas na mente do ouvinte pela repetição. A maioria das pessoas instruídas ouviram falar de Shakespeare, por exemplo, mesmo se o inglês não é sua língua materna. Além disso, a maioria tende a reter aquilo que lêem com prazer. Assim, se quisermos frisar um ponto ou convencer alguém sobre algo, devemos tentar fazer com que nossa linguagem seja tão eficaz quanto a daqueles autores antigos.
Os grandes críticos literários, tais como o romano Horácio, o grego Aristóteles ou o inglês Samuel Johnson, estudaram as obras de outros para verificar o que as tornava leitura memorável, e seus achados podem ser de grande ajuda para nós.
De início, todos concordam que escrever bem não é fácil. Samuel Johnson disse que aquilo que foi escrito sem esforço em geral era lido sem prazer. 
Horácio, crítico muito prático, do primeiro século antes de Cristo, disse que, ou o escritor “tenta dar bom conselho ou tenta ser divertido — ou tenta ambos. . . . A mistura de prazer e proveito atrai todo leitor.”

24 comentários:

  1. sem querer faltar-lhe ao respeito, eu percebo o trabalho que dá comentar nos blogues e é chato quando temos tanto trabalho e não recebemos um feedback... contudo não acho que seja muito bonito deixar comentários "copy past" :/ é que nota-se claramente que o comentário não têm nada a ver com o tipo de escrita que faço que não têm nada a ver com beleza mas apenas com coisas banais...
    um beijinho*

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post!
    Beijos!
    http://palomaviricio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá querido! O poder das palavras é algo devastador, hoje estamos da era da informação, acredito que a maioria tem noção do significado de cada palavra, então primeiramente, acredito que sempre devemos falar de coração, medir as palavras, pois o outro que está escultando será seduzido diante da pregação de cada palavrinha que sair de você. Segundo, pra fazer algo memorável além de muita informação, você tem que utilizar argumentos, palavras que sejam de sua particularidade e não uma cópia barata. Os grandes autores, acredito que fizeram isso, diante das vastas experiencias, dos longos estudo, deixava frases memorável que vinha da alma deles.
    As palavras sabendo manusear, trará muitos bens... caso contrário pode ser a forca!

    Muitos sonhos e realizações...
    Beijinhos e muitos beijinhos!
    Lorena Viana

    ResponderExcluir
  4. Linda postagem .
    Estou passando para deixar um beijo
    uma linda madrugada .
    Belo amanhecer beijos.
    Evanir

    ResponderExcluir
  5. Que belo texto.
    Palavras certas nas horas certas, assim como uma poema, assim como o encaixe que tudo que você escreve, e dá certo e passa uma mensagem bacana.
    Gostar de escrever e ler é uma arte, por isso amigo não vamos parar jamais de fazer.
    Seus comentários em meu blog é feito, tão doce. Adoro!
    Beijos poeta, que seu dia seja cheio de magia e poesia.

    ResponderExcluir
  6. As palavras são um bem precioso mas também podem ser pesadas... daí termos de as respeitar.

    ResponderExcluir
  7. Escrever é um desafio!!! E poucos o aceitam...
    Se soubessem o quanto é gratificante, apesar de difícil! :)

    ResponderExcluir
  8. Posto desta forma é lindo. Adorei as referências históricas. Aprende-se muito por aqui, APENASPALAVRAS.
    Tenho de vir 'roubar-te ' umas ideias.
    Beijinho e muito obrigado

    ResponderExcluir
  9. adoro o post. muito muito obrigada. e uma semana linda (:

    ResponderExcluir
  10. Que lindo texto queriiido. gostei mesmo.

    Vim agradecer a visitinha em meu blog a aproveito logo para ficar por aqui. Seguindo também. Boa noite, beijos. ;*

    ResponderExcluir
  11. ...concordo...usando as palavras de alguém que agora não recordo "nada que valha a pena vem sem esforço...

    ResponderExcluir
  12. Eu tento seguir a linha de unir a reflexão com a diversão nos textos que escrevo. Na maioria das vezes falho miseravelmente, mas continuo tentando...

    ResponderExcluir
  13. Gostei do post. A palavra tem um forte poder, e definir tão força nos leva a diversos assuntos e a refletir da imensidão e importância da palavra.

    Imenso abraço

    ResponderExcluir
  14. Adorei o post! O titulo já da uma boa atenção! Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, eu já tentei te seguir e não consegui, tomara que meu comentário chegue direitinho. Quero te agradecer pelo seu comentário carinhoso e que ainda não desisti de te seguir.

    Bejim.

    ResponderExcluir
  16. Palavras, é engraçado como tem momentos em que ela nada significa, mas em outros ela é vital. É como dizem "A palavras dita jamais será apagada", por isto meça tuas palavras ou poderá magoar quem tu amas!A palavra mal dita, é um veneno que correi todo o coração de um ser!

    ResponderExcluir
  17. Passando pra desejar uma semana linda e doce!
    Grande beijo.
    Lorena Viana
    pequena-prendiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Maravilhoso!
    A palavras por vezes fere mais que uma navalha afiada.

    Ótima semana !

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  19. emocionei-me com estes elogios :`)
    não sei se é possível, mas caso seja, adicione: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001289126635

    ResponderExcluir
  20. Adoramos o popst!!! Super legal!!! Beijinhos do TC.

    ResponderExcluir
  21. ola
    o titulo chamou-me a atenção :P Provérbios 25:11
    É bom saber que se interessa por musica, segundo seu fundo, e que provavelmente também é alguém que acredita em Deus. :) boa tarde

    ResponderExcluir
  22. Great Post, I enjoy reading it....Thanks for your sweet comment and follow my blog.

    ResponderExcluir

# OBS. Comentário feito de forma desrespeitosa, ofensivas e anonimas serão excluídos... Desta forma sejam todos vem vindo!

SEUS COMENTÁRIOS SERA SEMPRE BEM VINDO....LEVANDO EM CONTA QUE É ATRAVÉS DOS TEUS COMENTÁRIOS QUE ESTE BLOG TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS.