}

terça-feira, 29 de maio de 2012

"Principal causa da confusão mental no idoso."


- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: *"Tumor na cabeça".
Eu digo: "Não".

Outros apostam: "Mal de Alzheimer".
Respondo, novamente: "Não".

A cada negativa a turma se espanta...
E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três responsáveis mais comuns:

    - diabetes descontrolado;
    - infecção urinária;
    - a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.

Parece brincadeira, mas não é.
Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.

Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo.
Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos
cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.

Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos,
temos pouco mais de 50% de água no corpo.

Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menor reserva hídrica.
Mas há outro complicador:
mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água,
pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem.

Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmentenão apenas porque possuem reserva hídrica menor,
mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo.
Mesmo que o idoso seja saudável,
fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.

Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - O primeiro é para vovós e vovôs:
tornem voluntário o hábito de beber líquidos.
Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite,
sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam.
O importante é, a cada duas horas, botar algum líquido para dentro. Lembrem-se disso!



2 - Meu segundo alerta é para os familiares:
ofereçam constantemente líquidos aos idosos.
Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e,
de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção.
É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.

"Líquido neles e rápido para um serviço médico".

31 comentários:

  1. Interessante e actual este tema. Vive-se mais mas...é preciso que a qualidade acompanhe este salto que a longevidade oferece à humanidade.
    As causas que o médico aponta que podem ser uma realidade...desconheço, não sou médica. Mas, há um elemento que não falha na contribuição da boa saúde dos nossos idosos : O amor e a atenção!
    É o melhor "copo de água".
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  2. Lermbrei-me de minha mãe, com 89 anos. Realmenbte, não bebe água e, quando oferecemos, não quer. O organismoo parece que rejeita água. Lendo este texto, vou insistir mais com ela. Valeu pela dica. Abraços fraternos.

    ResponderExcluir
  3. Interessante seu texto com tão rica informação.Os nossos queridos idosos esquecem de nos pedir água,pois já é hábito não tomar líquidos.São tantas as necessidades que eles possuem,que às vezes, esquecermos as mais básicas como oferecer um copo com água para eles.Com isso, podemos naturalmente oferecer junto ao nosso carinho,água.Parabéns pelo belo texto de informação! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Lo he vivido con mi madre hasta sumuerte ya que vivia conmigo y puedo decirte que es muy duro..
    Gracias por compartir esta mágnifica entrada
    Besitos mi niño

    ResponderExcluir
  5. Muitíssimo obrigada, por tão doces palavras! <3

    ResponderExcluir
  6. ñ percebi o texto q postaste no meu blog, mas obg na mm.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas tuas palavras (:
    tudo o que escrevo, escrevo com o coração.

    ResponderExcluir
  8. não percebi o comentário que deixaste no meu blog :o eu nunca vim visitar o teu blog, nem nunca te deixei palavras nenhumas :o

    ResponderExcluir
  9. Ola meu amigo,
    O bom de vir aqui que agente esta sempre
    aprendendo coisas importantes pra nossa vida.
    Acho importante tambem falar dos acidentes, aqueles que acontecem dentro de casa.
    Aí estão:
    As casas das pessoas idosas geralmente são repletas de perigos.
    Os principais riscos são:
    • presença de muitos móveis atrapalhando a passagem,
    • escadas inclinadas, com degraus irregulares, mal iluminadas e sem
    corrimão,
    • tapetes avulsos e carpetes mal adaptados ou rasgados
    • má iluminação,
    • tacos soltos no chão ou pisos quebrados,
    • pisos encerados ou escorregadios,
    • camas e sofás muito altos ou muito baixos,
    • cadeiras e vasos sanitários muito baixos,
    • prateleiras de difícil alcance,
    • presença de animais domésticos pela casa,
    • uso de chinelos ou sapatos em más condições ou mal adaptados,
    • fios elétricos soltos, objetos espalhados pelo chão.

    Assim hidratando bem nossos velhinhos e tomando esses cuidados
    ja é uma ótimo caminho.
    Obrigada pelo alerta.

    Beijos.

    Boa semana

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo...Gostaria de poder chamar você pelo nome...porém não sei...
    Queria, mas já que não posso, vim aqui de coração aberto para lhe dizer o quanto me deixou feliz aquelas belas palavras que pude notar serem tão sinceras e lindas!!!
    Muito obrigado menino!!!! Obrigado, por tanta sensibilidade obrigado, por ter ido me visitar ...
    Agora que conheço seu lindo blog, certamente chegarei aqui outras vezes....pois há textos que quero ler com mais calma e atenta às suas palavras preciosas....
    Encontrei aqui, pessoas que conheço também , isso é bom!!!

    Grata...querido amigo!!!

    Beijos e linda noite!

    Marilis

    ResponderExcluir
  11. Felizes os que chegam e este estádiode sabedoria.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  12. oi .. valeu pela visita ... eu bebo no máximo uns 700ml de chá verde ... levo numa garrafinha de agua ... e bebo durante o dia .. mas não fico só no chá .. tomo muita água também ... la na minha avó de 83 ano, tem garrafinhas espalhadas por toda a casa com água pra ela ... acredito que ela beba umas 3 garrafinhas de 600ml por dia ... espero ter alguém perto de mim pra me dar água quando esquecer ...rs.. adorei o post.. beijos

    ResponderExcluir
  13. Muita sensibilidade ao tratar deste tema. Adorei!

    Um beijo carinhoso!

    Katia Oliveira

    ResponderExcluir
  14. Que lindas palavras você gravou no Perseverança, sou agradecida por tanto carinho meu poeta.
    Então aqui estou para juntos colocarmos nas estrelas o que sonhamos, o que desejamos para o nosso próximo pois somente assim seremos abençoados pelo criador maior Jeová Deus.
    Sinta-se sempre bem vindo para gravar seus versos nas postagens do Perseverança.
    Deixo grande abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir
  15. Adorei tuas informações...Parabéns!
    É importante que tratemos de alguns assuntos, e aqui você nos enche de conhecimento...
    Estou seguindo seu blog de novo, em alguns eu estava aparecendo com outra foto, não sei o motivo, mas arrumei...rs
    Estou ausente do meu blog por um tempo, mas se quiser visitar, comentar, fique a vontade pois continuo olhando o blog todos os dias e não deixo de responder aos comentários...
    beijinhos...da menina do blog!

    ResponderExcluir
  16. Primeiro te agradeço pelas linda palavras em meu Blog.E penso que usar palavras dificeis e que necessitamos de um dicionario pra decifrar o que está escrito é chato e desnecessario.
    É na simplicidade que está a beleza das palavras.
    Segundo podemos escrever usando palavras simples e emocionarmos o leitor, pois quando somos compreendidos, nossas palavras exprimem nossos sentimentos e quando ajuntadas em forma de um poema ou texto, levam os leitores a se envolverem e se colocarem no lugar de nos que escrevemos.
    Palavras rebuscadas andam fora de moda. Estarei te seguindo, te lendo e comentando.
    Gostei muitda das dicas quanto as doenças que afligem os idosos
    Agradeço-te.
    Bjos achocolatados

    ResponderExcluir
  17. Estou precisando de voocê !
    Estou ressuscitando o blog de uma amiga que eu faço parte . o Pós Dezesseis
    da uma forcinha aê . Dá uma passadinha nele ?
    Olha , comenta segue se gostar
    Beijos Beijos .
    http://posdezesseis.blogspot.com.br/2012/06/recomeco.html

    ResponderExcluir
  18. obg por ir lá :D
    e desculpa minha demora ;/ beijão

    ResponderExcluir
  19. Oi,
    Esta sumido?
    Espero que esteja bem.
    Beijo

    ResponderExcluir
  20. Deixo-lhe o meu desejo de um feliz final de semana! Abraço!

    ResponderExcluir
  21. Boa Noite Amigo Querido.
    Entrei na pagina onde da viagem 2 vi quantos comentários lindos você deixou lá
    fiquei super triste ao chegar no seu blog e ver que estas ausente
    Quero te agradecer de todo coração seus comentários lindos que muito deles me emocionou .
    Querido por favor de noticias quero saber como você esta.
    Vou deixar até meu email para você.
    evanir_garcia@hotmail.com
    Aguardo noticias beijos com muito carinho.
    Feliz Domingo .
    Evanir.

    ResponderExcluir
  22. Ola meus queridos leitores, aqui fala a pensando com Arte, peço desculpa pela minha ausencia que se tem acentuado, penso que estou a recuperar, mas só será aos poucos...publiquei um texto novo, neste caso a 4 parte do meu conto * Espero que gostem e que me dêem o vosso comentario *
    Beijinhos,
    Pensando com Arte.

    ResponderExcluir
  23. ¡¡Hola !!! " Principal causa confusiòn en los ancianos "

    Muy interesante esta nota, como todo lo demàs que publicas en tu blog.
    Recibe mis saludos desde Argentina.

    un beso

    ResponderExcluir
  24. Post interessantíssimo!
    A falta de informação causa atos e consequências desnecessárias!
    Temos que tomar o máximo de cuidado possível com os idosos! Tenho certeza que seu texto conscientizou e informou muuuuitas pessoas!
    Ótimo blog!

    beeeijo ;**

    ResponderExcluir
  25. Solidão mata ,acaba com qualquer pessoa,pena que meus avós já partiram..bjs

    http://simonebastos2007.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. -Muitas vezes, colorido "APENAS PALAVRAS" nem são esses os factores, são sim a sua propria alma que de tanto viver parte para as lembranças e pensa estar acabada *

    Por conseguinte agradeço as belas palavras que digitou em meu blog, sobre a minhas escrita e sobre o meu conto, e de facto tem toda a razão, todo o texto pode ser uma verdade em cada alma que o lê...MUITO OBRIGADA, não sabe o bem que me faz ouvir isso.

    Beijinhos,
    Pensando com arte.

    ResponderExcluir
  27. Nossa que curioso! Não sabia disso!! Bom saber ! Muito obrigada pela visita e pelas belas palavras no meu blog, obrigada mesmo!



    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, amigo! Anda sumido. Estou sentindo falta de seus comentários carinhosos. Por onde anda? Apareça! Bjs!

    ResponderExcluir

# OBS. Comentário feito de forma desrespeitosa, ofensivas e anonimas serão excluídos... Desta forma sejam todos vem vindo!

SEUS COMENTÁRIOS SERA SEMPRE BEM VINDO....LEVANDO EM CONTA QUE É ATRAVÉS DOS TEUS COMENTÁRIOS QUE ESTE BLOG TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS.