}

domingo, 9 de fevereiro de 2014

PROLÓGO



  
Dizem os cépticos, e os homens cultos na sua sabedoria limitada, que a localização do ser humano nos acontecimentos da vida nada mais é que a confirmação dos fatos acontecidos. Assim, a história é o fruto das realidades e cada época vem a constituir se numa caixinha onde se guarda uma sucessão de acontecimentos. Mas, ai esta o problema... Pode ser a história indiferente ao homem? É o bastante dizer “Alexandre, o Grande, conquistou a Europa”, “Napoleão conquistou a Rússia” ou “Nabucodonosor viu seu império Babilônico desmoronar diante do exercito Medo  Persa?” Não existe uma identificação na qual o homem se torna historia e a historia, homens? Esse fato é o mais importante do que se possa pensar. Se o homem se torna história e a história perpetua-se no tempo, o homem também se perpetua no tempo. Mas quantas vezes o homem é superior a sua época? Em muitas ocasiões falamos em Albertinstem como se fosse o ser mais sábio da face do universo. Outras vezes dizemos “Pitágoras” e pensamos nos seus feitos na filosofia e na matemática. Ou, quando nos referimos a “Silvio Santos”, pensamos como ele um simples camelo acumulou fortunas vendendo canetas. Não nos interessa saber, absolutamente, neste ínterim, a época na sua época, histórica. É a superação do homem sobre a história. Outra vez, a história anula o homem... Quando nos lembramos de quem fundou Campo Grande, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis ou Blumenau e, todavia, tiveram fundadores. A história engoliu na sua voracidade senil, os homens que foram heróis na sua época, hoje totalmente esquecidos. E, algumas vezes, história e homem vão juntos, associando-se ligando-se, como quando dizemos “América” e pensamos automaticamente em “Colombo”, quando falamos de “Tom Jobim” e “Caetano Veloso” pensamos na Bossa Nova ou quando falamos de Beethoven pensamos nas notas... Não existe, dizia Luiz Armistron na sua canção, um homem sem História. Por que a vida de cada homem... Gira sempre em torno de um único período de tempo, um período, que define para sempre quem somos e o que iremos fazer. Tudo é avaliado e observado a partir da perspectiva que se seguirá ao longo de seus dias.  O que veio antes é um breve prólogo;
o que vem depois é, na pior das hipóteses, uma longa e elaborada nota de rodapé que cada um poderá deixar escrito de si...










 

10 comentários:

  1. A vida é feita de possibilidades. Para não ser perdido no meio dos acontecimentos marca a sua passagem por aqui na vida de alguém. De alguma fina faça algo que beneficie o outro e quem sabe assim um dia você esteja vinculado a algo maior.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Hoje venho lhe fazer um convite! Estou escrevendo em outro espaço com mais amigos, pois o Infinito Particular desapareceu sem que eu consiga achá-lo.
    Já fiz de tudo, mas como não consegui resolvi blogar em outra página onde fui muito bem recebida.
    O blog é de excelente qualidade e muito bom gosto e sou autora por lá e posto regularmente. Se desejar visitar-me ficarei muito feliz e se quiser nos acompanhar será uma honra.
    Lindo dia e um enorme abraço!!!

    http://refugio-origens.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ola amigo,
    E onde quer que alcance minha visão, não enxergarei a ti, mas sinto ainda tua imensidão.
    Quisera o sol ter ondas mais radiantes que a tua, pudera eu te ressarcir do que você me encheu: de vida. (Felipe de Vas)

    E assim vamos vivendo com as alegrias, saudades e tudo o que ha de melhor;

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Todas as histórias do homem são diferentes...Umas , mais importantes que outras e ainda outras, um monte de páginas vazias...Talvez não se tenha direito à Introdução ou ao Prólogo...mas o que importa é o interior onde é contada uma vida...talvez o nome não seja importante e muito menos conhecido mas, ali...conta-se a vida de um Homem!
    Bj
    Graça

    ResponderExcluir
  5. Passando pra desejar um domingo maravilhoso pra você

    Beijos
    Ani

    http://cristalssp.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ola amigo,
    Adorei sua visita la no blog. Como sempre gentil e simpatico.
    Tem gente que tem cheiro de passarinho quando canta. De sol quando acorda. De flor quando ri. Ao lado delas, a gente se sente no balanço de uma rede que dança gostoso numa tarde grande, sem relógio e sem agenda.

    Deixo um grande beijo
    uma noite de flores e amores

    ResponderExcluir
  7. E tão bom ver sua presença la no meu cantinho!!!!
    “Que todo dia ao acordar e deitar pra dormir, ele ouça eu dizer o seu nome baixinho nas minhas preces, e sorria por isso daquele jeito bonito. Que, não importa o tamanho da distância, nunca esqueça que o fato de existir me faz feliz,

    beijos

    ResponderExcluir
  8. O momento é de renascimento!
    De mudança de reflexão...
    Mais do que religiões,
    Busquemos conquistar a sabedoria com
    Verdadeiras ações de confraternização e solidariedade;
    Feliz Páscoa...(Bandys)♥

    ResponderExcluir
  9. Ola amigo,
    me sinto tão bem com sua palavras.
    Sei que são apenas palavras, mais são palavras
    que tocam la no fundinho do coração.
    Carinho é o óleo que lubrifica as engrenagens da vida.
    E assim são sua palavras.
    Um beijo grande


    ResponderExcluir
  10. Oi moço das palavras bonitas!
    A gente pode decidir por muitos caminhos nesta vida...uns mais fáceis, outros bem mais complicados...e diante de tantas escolhas, é preferível ir prosseguindo pelo caminho das doçuras, dos sorrisos, do olhar mais terno que conseguirmos...indo
    devagarinho, nas esferas possíveis da esperança, do otimismo, do que desperta o Bem. Então, vamos deixando assim mesmo né? No nosso passinho leve, de quem sabe que daqui só se leva um punhadinho de carinho...um restinho de perfume...um tantinho de sonho...um nadinha de nada ao menos, de emoção...
    Foi bom te ver la, fique na paz.
    Beijos

    ResponderExcluir

# OBS. Comentário feito de forma desrespeitosa, ofensivas e anonimas serão excluídos... Desta forma sejam todos vem vindo!

SEUS COMENTÁRIOS SERA SEMPRE BEM VINDO....LEVANDO EM CONTA QUE É ATRAVÉS DOS TEUS COMENTÁRIOS QUE ESTE BLOG TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS.