}

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A responsabilidade da liberdade




Liberdade significa responsabilidade. É por isso que tanta gente tem medo dela. A verdadeira liberdade é um ato puramente interior como a verdadeira solidão, devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão. Estou firmemente convencido que só se perde a liberdade por culpa da própria fraqueza. Nossa liberdade é parcial, todos sabem, não me refiro ao país, e sim à nossa liberdade individual, minha e sua. 
Sempre que toco nesse assunto me vem à cabeça aquela frase que citei outras vezes: 'O máximo de liberdade que podemos almejar é escolher a prisão em que queremos viver.' É isso aí. E quais são essas prisões? Pode ser, um compromisso com a solidão, pode ser um emprego ou uma cidade que não conseguimos abandonar, pode ser a maternidade, pode ser o apego ao poder. Enfim, todas as nossas escolhas, incluindo as felizes, implicam algum confinamento, em alguma imobilidade e não há nada de errado com isso, simplesmente assim é a vida, feita de opções que nos definem e nos enraízam.
Sendo assim, podemos dizer: A liberdade é a capacidade do ser humano assumir seu próprio desenvolvimento. É nossa capacidade de moldar a nós mesmos, toda vez que façamos escolhas sábias. 
A cada novo minuto você tem a liberdade e a responsabilidade de escolher para onde quer seguir, mas é bom lembrar-mos que tudo nesta vida tem seu preço.

12 comentários:

  1. Eu sonho e muito com minha liberdade, ser independente e voar com minhas próprias asas sabe?
    Gosto muito dos seus textos, eles são inspiradoras para mim e eu sempre tiro uma lição delas.
    Liberdade é viver bem e tendo em mente as responsabilidades e os devidos limites.
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Reflexão estupenda! È isso mesmo. Cada pessoa tem sua maneira de agir, reagir diante das situações, decisões a tomar. Não dá generalizar, cada pessoa tem um ritmo. Não se pode se precipitar, nem tão pouco passar a vida pensando. Tá tomei decisões assim "na lata" porque a situação exigia, era ganhar ou ganhar, mas, não é o meu normal. Cada tomada de decisão implica uma consequência, inevitavelmente. Muito quebram a cara, é amargam e lamentam. Outros não tão nem ai, recomeçam do zero, sem se estressar, outros não sai do canto e ficam olhando da janela os audaciosos, bem sucedidos, desejosos do seu lugar, outros agem lentamente, calculando os riscos, só vão na boa, no "risco calculado", outros são levados pela vida a agir, por livre e espontânea pressão, como se diz. Uma coisa é certa: "Não dá pra fazer omeletes sem quebrar os ovos". Ótimo, amigo!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal o texto! Gostei bastante :)
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Este é um tema envolvente, se todos conhecessem o limite da sua liberdade, respeitando a dos outros, esse mundo seria bem melhor.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Este é um tema envolvente, se todos conhecessem o limite da sua liberdade, respeitando a dos outros, esse mundo seria bem melhor.

    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Wonder.
    Mais uma bela mensagem que nos faz refletir.
    Tudo na vida requer responsabilidade e temos um preço a pagar por tudo que fazemos com nossa liberdade. A liberdade de fato nos molda, nos da o direcionamento do que queremos, do certo ou do errado.
    Adorei sua postagem e muito obrigada pela visita e carinho de suas palavras.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi amigo,
    Você escreve tão bem e com tanta convicção que mais parece um filósofo.
    Linda a mensagem
    Beijos
    minicontista

    ResponderExcluir
  8. R: Já aprendi qualquer coisa hoje, com o seu comentário =)

    ResponderExcluir
  9. Lindo final de semana!!!!!!!!!!!!! Abraços

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!! Liberdade, tantas pessoas clamam poe ela e quando ela chega e as pessoas podem fazer suas escolhas, quando algo dá errado ,sempre culpam alguém. Concordo plenamente com teu texto.Tenha um lindo fim de semana!! Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oiii!!! Liberdade, tantas pessoas clamam poe ela e quando ela chega e as pessoas podem fazer suas escolhas, quando algo dá errado ,sempre culpam alguém. Concordo plenamente com teu texto.Tenha um lindo fim de semana!! Bjs

    ResponderExcluir
  12. Muito bom texto, Wonder. Liberdade com responsabilidade! Principalmente os jovens estão equivocados com sua liberdade. Pensam que liberdade é saírem fazendo tudo que lhes dá na cabeça.
    O restante são tentativas que se dão mal.
    Bjus.

    ResponderExcluir

# OBS. Comentário feito de forma desrespeitosa, ofensivas e anonimas serão excluídos... Desta forma sejam todos vem vindo!

SEUS COMENTÁRIOS SERA SEMPRE BEM VINDO....LEVANDO EM CONTA QUE É ATRAVÉS DOS TEUS COMENTÁRIOS QUE ESTE BLOG TENDE A MELHORAR CADA VEZ MAIS.